sábado, 8 de junho de 2013

Os melhores contos de loucura

Os melhores contos de loucura
Flávio Moreira da Costa
Ediouro – 2007
Número de páginas: 378
Tempo de leitura: 20 dias

Esse livro veio parar em minhas mãos por uma sequência de coincidências. Um amigo me indicou um vlog, a moça do vlog indicou o livro e o livro apareceu na minha frente quando eu procurava algo totalmente diferente na biblioteca. Levei pra casa e a surpresa foi agradável.
Tenho um interesse considerável por comportamento e já duvidei mais vezes da minha sanidade do que alguém consideraria são. Então o livro me serve. Divagação à parte, vamos a ele.
O título é autoexplicativo então nem há o que acrescentar. São 29 autores, de Poe a Van Gogh, de Machado de Assis a Bukowski. O livro é dividido em quatro categorias (loucura e cotidiano, loucura e drogas, loucura e clínica e loucura e testemunho) que acabam se misturando e acabam servindo só pra organizar a baderna mesmo.
Todos os contos tem uma pequena introdução, contando um pouco da história do autor e do conto. Introdução que às vezes ajuda, às vezes atrapalha. Mas que vale a pena ler pelo referencial.
Como é um livro de contos e sinopses levariam tempo demais, decidi apenas apontar alguns favoritos em categorias que foram aparecendo por merecimento durante a leitura:

O mais bem escrito: Lenz – George Buchner
O mais divertido: O diário de um louco – Nicolai Gogol
O mais assustador: O coração delator – Edgar Allan Poe
O mais paranóide: Dentro do espelho – Valiéri Briussóv


Eu poderia continuar inventando categorias aqui pra falar de vários contos que eu adorei, mas isso levaria tempo e ficaria chato. Então corra atrás do livro e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário